Paulo Arthur Germano Rigamonte, aluno egresso e atual coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do UniToledo, foi aprovado no Doutorado em Direito na Área de Concentração em Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social, pela Universidade de Marília (UNIMAR).
Paulo iniciou sua trajetória na instituição em 2012, formou-se em 2016 e desde então continuou fazendo história no âmbito acadêmico. De acordo com o advogado, todas as oportunidades proporcionadas pela instituição foram bem aproveitadas. “Aproveitei grupos de pesquisa, palestras, encontros científicos, produções literárias, fóruns jurídicos, etc. O que mais me importava era a experiência adquirida do que propriamente notas, títulos ou outros incentivos. Além disso, tive a chance de viajar para Portugal, onde participei de dois cursos voltados à proteção dos direitos humanos. Também representei o UniToledo na Competição de Julgamento Simulado promovida pela American University Washington College of Law, da Universidade de Washington/DC, na capital norte-americana. Ao final do curso, publiquei meu trabalho de conclusão de curso como livro pela Editora Juruá, sob o título “Liberdade de Expressão e Humor: o exercício livre da comédia e a escalada judicial de processos na visão do STF”.
Ele ainda ressalta que a paixão pelo centro universitário fez com se tornasse coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). “A paixão que nutro pelo UniToledo fez-me estar aqui. Tudo começou quando o processo seletivo para a contratação de alguém que pudesse ficar à frente do NPJ, geri-lo e organizá-lo, foi aberto, ocasião em que imediatamente me inscrevi. Com muita felicidade, recebi a notícia de que eu e minha colega Lara Antunes coordenaríamos as atividades do local”, relata.
O mestre e futuro doutor conta que sentiu uma mistura de sentimentos ao ler seu nome na lista de aprovados do doutorado. “Dei-me conta de que estou começando a realizar um sonho que tenho nutrido desde a academia. Devo dizer que a sensação mais evidente foi a de fortalecimento frente a um objetivo. O doutorado exigirá de mim mais tempo e obstinação, mas estou preparado. Sigo o doutorado na mesma área de concentração e linha de pesquisa do mestrado”.
O curso de Direito do UniToledo é referência em Araçatuba e região, e Paulo afirma que a faculdade fez a diferença para a conquista deste sonho. “O UniToledo é uma fábrica de sonhos e realizações. Certamente foi a gênese do meu sonho de ingressar no doutorado. Tudo começa com os professores cujo conhecimento transborda no cotidiano, com lições e exemplos de vida. A forma como tudo se encaixa nos impressiona, sobretudo porque sempre me senti parte de uma família, a família do conhecimento, conduzida por profissionais que nutrem amor pela sala de aula. Isso cativa e estimula. Registro meus sinceros agradecimentos aos professores que tive durante a graduação, sentindo-me honrado em compartilhar o mesmo espaço de trabalho”, finaliza.