
O Dia do Jornalista é comemorado tradicionalmente pelo curso de Jornalismo do UniToledo Wyden. Neste ano, não foi diferente, o evento especial contou com o bate-papo de três grandes profissionais da comunicação: Suélen Giron, Marcelo Casagrande e Rafael Honorato, reunidos no Núcleo de Prática Jurídica, na noite de 7 de abril.
Segundo a professora Melissa Carolina de Moura, coordenadora e professora do curso, o evento tem como objetivo valorizar o jornalista e sua atuação no mercado de trabalho, possibilitando ainda, a integração dos acadêmicos com os grandes profissionais. “Os nossos alunos participam ativamente da organização do evento, por meio do Diretório Acadêmico, fazem a assessoria de imprensa e o cerimonial, além de participarem do debate e da elaboração de perguntas aos convidados. Não canso de dizer, que o nosso curso é o melhor da região, pois tem os melhores alunos e o melhor corpo docente, e é sempre uma honra comemorar esta data com todos eles”, declara.
Suélen Giron, egressa da primeira turma de Jornalismo da instituição e uma das convidadas, trabalhou por 17 anos em televisão. Passou por seis redações da TV TEM, afiliada Globo, e por cinco anos, foi gerente de jornalismo. Possui experiência como produtora, editora, gestora e líder. Atualmente, empreendedora, ensina quem está fora da TV a se comunicar de maneira clara e assertiva.
Marcelo Casagrande é jornalista formado pela PUC-Campinas. Tem passagens por TVs Corporativas – nos ramos de educação e negócios – e pela TV Record. Há 10 anos está no SBT Interior e já atuou como repórter, chefe de reportagem, editor-chefe e, atualmente, está gerente de jornalismo e apresentador. No currículo carrega os prêmios nacionais de jornalismo da ABF e da Bosch.
Rafael Honorato Rafael é repórter da TV Tem em Araçatuba. Começou a carreira no jornalismo impresso e teve passagem também por rádio. Desde 2018, é repórter da Tv Tem, com passagem pelas unidades de Avaré e Pereira Barreto.