Acadêmicos ampliam conhecimentos com o Escritório Modelo de Inovação e Empreendedorismo em Engenharia

No último dia 11, alunos dos cursos de Engenharias do UniToledo Wyden participaram de um projeto prático chamado “Casa do Futuro em Realidade Virtual”, no auditório da instituição. O evento ocorreu com o intuito de apresentar o Escritório Modelo de Inovação e Empreendedorismo em Engenharia (EMIE²) para os alunos de todos os cursos das engenharias.

O objetivo da ação foi de comunicar ao aluno sobre os serviços do escritório, sua importância e a relevância em participar do mesmo, a fim de enriquecer a carreira acadêmica e profissional. Além disso, foram apresentados os núcleos de projetos, desenvolvidos pelos próprios estudantes, com diferentes linhas de pesquisas e trabalho multidisciplinar. As empresas que contribuíram para o acontecimento foram Colormaq e VR Games. A VRGames foi a responsável por transformar e colocar em prática a “Casa do Futuro em Realidade Virtual”, que uniu os estudantes de Engenharias e do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A realização de núcleos de projetos auxilia no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. Do ponto de vista profissional, o escritório pretende realizar cursos com emissão de certificado em diferentes áreas das engenharias com a finalidade de melhorar o desenvolvimento dos projetos e capacitar o aluno, desenvolvendo e aprimorando competências e habilidades. No âmbito acadêmico, existe a possibilidade de transformar os projetos desenvolvidos em artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e a participação em congressos internacionais.

O escritório estimula o aluno em diferentes âmbitos, seja na presença da indústria, isto é, resolvendo cases de sucesso e adquirindo experiência, ou na área acadêmica, desenvolvendo projetos que podem reforçar o empreendedorismo e consequentemente, se tornar uma futura pesquisa de iniciação e extensão, contribuindo para o TCC do aluno. Todos os alunos interessados podem participar do EMIE², independente do semestre.

De acordo com uma das docentes dos cursos de Engenharia, Sueli Souza Leite, a importância de participar de eventos e projetos da instituição é primordial para o desenvolvimento do acadêmico. “Eventos desse tipo abrem o leque de possibilidades ao aluno, em termos da aplicação da engenharia na sociedade. Ele consegue entender e conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por meio do suporte dos professores, coordenadores e empresas externas. O aluno se sente reconhecido e feliz com a escolha de carreira profissional”, finaliza.