Alunos do Direito UniToledo participam de Congresso Brasileiro de Direito Internacional

Os alunos Emerson Sumariva Neto, Isabelle Fagundes Trabalon, Maria Luísa Silva Mercurio e Vitória Rodrigues Sanches, do Direito do UniToledo, já estão colhendo grandes frutos que a vida acadêmica proporciona. Os acadêmicos participaram do 19º Congresso Brasileiro de Direito Internacional, que serviu para a expansão de seus horizontes. Eles são pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional (GPDI), coordenado pelo docente do curso Luciano Meneguetti.

De acordo com Luciano, a presença dos alunos em um evento como esse é uma grande conquista pessoal e profissional. “Por se tratar do maior evento de Direito Internacional do Brasil e que figura entre os maiores do mundo, a participação dos acadêmicos é uma grande conquista para os seus currículos, especialmente por serem graduandos. É importante também pela oportunidade de network que o evento proporciona”, relata.

O processo seletivo se deu da seguinte forma: todos os candidatos enviaram um draft sobre o tema a ser pesquisado, que passou por uma pré-seleção. Os aprovados foram autorizados a apresentar o tema pesquisado no Congresso, bem como a elaborar um artigo final para publicação nos anais do evento.

Maria Luísa, aluna do 8º Semestre D, conta que a participação no Congresso Internacional também a ajudou no aprimoramento das capacidades crítica e argumentativa. “O aprendizado foi imenso, justamente por sairmos de nossa zona de conforto e arriscarmos a escrever em alto nível. Começamos a absorver as normas técnicas e a entender a importância de um bom referencial teórico em tudo que fizermos. O saldo é que me sinto mais preparada para eventos futuros e também para a apresentação da minha monografia, evento tão esperado (e também temido) por grande parte dos estudantes”, declara.

Vitória é colega de classe de Maria Luísa e ressalta que a graduação é responsável por proporcionar chances únicas como o envolvimento dentro de um projeto como esse. “É o momento em que estamos estudando todas as áreas e podemos nos identificar em uma que nos chame mais atenção. Com isso é possível aprofundar os estudos e realmente conhecer o que a ciência jurídica ensina, isto é, a condição de estudante está intimamente ligada à pesquisa”, realça.

Emerson também marcou presença no evento e exaltou o quanto foi importante representar o UniToledo internacionalmente. “Graças ao UniToledo e aos professores, em especial os professores Luciano Meneguetti Pereira e Luiz Gustavo Boiam Pancotti, foi possível a minha participação no CBDI. Foi uma grande honra representar o UniToledo internacionalmente. Para quem pensa em participar desses eventos de direito não pense duas vezes, vá e participe. Só aprende quem procura conhecimento. Será uma grande experiência na sua vida”, afirma.

Para professor Luciano Meneguetti, o Congresso Brasileiro de Direito Internacional também serve para a preparação dos alunos no mercado trabalho. “Não há dúvida de que a participação em um evento como esse também preparar o acadêmico para os desafios do mercado de trabalho, principalmente sob um viés internacional, o que é de extrema importância num mundo cada vez mais internacionalizado e globalizado. Nesse contexto eles aprendem a demonstrar resiliência e a lidar com os obstáculos que lhes são apresentados, o que é muito positivo e desejado pelo mercado atual”, finaliza.