#Notícias Unitoledo
 
 

Aproveite as férias para adiantar o TCC; veja dicas para quem está no final do curso

Chegou a hora do tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e você, digamos, está cheio de dúvidas e não sabe nem por onde começar? Acalme-se, daremos algumas valiosas dicas para quem está no processo final da graduação e próximo de concluir importante etapa da vida.

O trabalho de conclusão pode receber siglas e formatos diferentes dependendo da área de formação. Por exemplo, alguns cursos tem a monografia, outros projetos experimentais, artigos científicos, relatório de pesquisa, entre outros. Porém, independentemente do formato, segundo o professor Helerson Balderramas, que ministra a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica para a maioria dos cursos do UniToledo, o TCC costuma tirar algumas boas noites de sono dos acadêmicos.

“Mas tenham em mente que nenhum destes trabalhos resistirá ao seu empenho e dedicação”, afirma Helerson.

Dentre as dicas, o docente destaca algumas, como anotar os dados das obras dos autores citados enquanto estiver redigindo o trabalho, uma vez que precisará elaborar a lista de referências utilizadas.

Nome completo do(s) autor(es), título da obra, edição, local da publicação, editora e ano de publicação, ainda se for referência obtida pela internet, também não deixe de anotar a data em que acessou o material e o endereço eletrônico completo. “Você precisará destes dados para elaborar cada uma das referências”, completa.

O que é preciso abrir mão nesse período?
Não é preciso abrir mão de nada! O lazer é fundamental e este período de férias é extremamente importante para renovar a energia, revigorar o ânimo e a disposição para enfrentar a “apoteose” que se aproxima. O planejamento é a alma do negócio. Se você puder adiantar a fundamentação teórica da sua pesquisa estará dando grande avanço e ganhando tempo.

Por onde começar caso não tenha iniciado ainda?
Primeiro elabore um plano de pesquisa. O tema da pesquisa assim como o problema e os objetivos precisam de clareza, coerência e objetividade. A dica é iniciar pela revisão bibliográfica, buscar trabalhos similares já publicados nos portais das revistas científicas (portal do scielo) da área ou no google acadêmico. Uma fundamentação teórica bem estruturada facilita posteriormente a análise dos dados da pesquisa de campo além de elevar o conceito do seu trabalho.

Se surgir dúvida ou dificuldade, o que fazer?
Para as dúvidas metodológicas, comuns nesta fase de escrita do trabalho, acesse o manual de trabalhos acadêmicos na área de downloads no site do UniToledo. Lá você encontrará, além das normas de formatação dos diferentes tipos de trabalhos, aquelas dúvidas recorrentes de como fazer uma referência ou uma citação direta, indireta ou citação de citação.