#Notícias Unitoledo
 
 

Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Entenda

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é esperado ansiosamente por muitos estudantes que buscam um bom desempenho. Afinal, trata-se de uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior e, também, do critério de classificação em muitos programas de bolsas e financiamentos estudantis.

Se você se encaixa nesse grupo, é legal ter uma ideia de qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade. Assim, você pode reforçar os estudos e ter uma meta de pontuação em mente. Pensando nisso, preparamos este post com todas as informações que você precisa sobre o ingresso no Ensino Superior por meio do Enem. Confira!

Por que o Enem é utilizado para entrar na faculdade?

O Enem é utilizado para avaliar os conhecimentos do estudante acerca da matriz de conteúdos do ensino médio. E é justamente esse o objetivo dos vestibulares tradicionais! Assim, podemos dizer que o Enem cumpre a mesma função e ainda é mais acessível em vários sentidos.

Muitos estudantes optam por ele em vez de se deslocarem para outras cidades para realizar o vestibular. Isso sem contar que, em vez de pagar a inscrição em vários processos seletivos, com o Enem há um gasto único e, ainda assim, o estudante pode usar sua média do Enem para concorrer a várias vagas de graduação.

Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade?

A nota mínima para passar no Enem depende muito dos objetivos do estudante, já que cada processo seletivo tem suas condições e exigências. Porém, em geral, a tendência é considerar o mínimo de 450 pontos na média das provas de conhecimento gerais e nota maior que zero na redação — esses são os critérios do Prouni e do FIES.

Agora, além da nota mínima, é preciso observar a nota de corte: a menor nota necessária para entrar no curso desejado. Por exemplo, se o curso de Administração tem nota de corte de 700 pontos, você só conseguirá uma vaga se tiver uma média maior que esse índice.

Quanto mais concorrido é um curso, maior será sua nota de corte. Além disso, essa média varia conforme a instituição, a modalidade de ensino, a cidade e o turno. Ainda, há diferença na nota de corte de uma mesma opção de curso entre o ingresso por ampla concorrência ou por cotas raciais e sociais.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem?

Cada instituição de ensino tem seus critérios em relação à nota do Enem como forma de ingresso. Aqui na UniToledo Wyden, funciona assim: você pode usar o boletim do Enem de qualquer ano, desde que tenha a nota mínima de 300 pontos na redação e de 100 pontos nas provas objetivas.

Quanto maior é a sua nota, maior será o desconto na mensalidade do curso, podendo chegar a 100%. Para conhecer as condições e os descontos aplicados, venha até a unidade e confira os regulamentos vigentes.

Quem não fez o Enem pode fazer faculdade?

Apesar de ser um importante caminho para o ingresso e a permanência no Ensino Superior, o Enem não é obrigatório. Então, caso você não tenha feito a prova, sem problemas! Há muitas outras formas de entrar na graduação.

Por exemplo, a realização do vestibular online da UniToledo Wyden é independente da participação no Enem. Basta se inscrever no nosso site e fazer a prova online. Também dá para começar a segunda graduação sem realizar vestibular e, ainda, solicitar a transferência de outra faculdade para a nossa instituição.

Com esta leitura, você descobriu qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade e viu que essa média pode variar de acordo com a instituição de ensino, o curso e outros critérios. Além disso, conheceu outras possibilidades de entrar na graduação.